top of page

Moda e Estilo

  • Camila Favali
  • 20 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Há alguns dias atrás recebi um convite para escrever uma matéria para a Revista Felizcidade. O tema era moda e estilo. Claro que aceitei na hora! A matéria saiu na revista do dia 11/10.

Veja uma fotinha da matéria:

Agora leia a matéria na integra:

Moda e Estilo

Moda e estilo, palavras muito comuns hoje em dia e bastante usadas como tema de artigos, pauta jornalística, tema para editoriais, nomes de lojas de varejo, justificativa para dicas de moda, entre outros. Apesar de muito usadas por nós no dia a dia, poucos sabem realmente o que elas querem dizer.

Sempre quando começo uma palestra ou aula sobre marketing pessoal gosto de questionar o público justamente sobre qual a diferença entre esses termos. Depois de muitos comentários, cito a frase da ousada estilista francesa Coco Chanel: A moda sai de moda, o estilo jamais. Assim como muitas coisas feitas e ditas por Chanel, essa frase se torna uma referência muito clara da principal diferença entre esses dois termos. A moda passa, mas o estilo não!

Quando falamos de moda, falamos de mercado, produto, empresas e profissionais. Falamos de uma profissão, de um segmento de mercado que reflete a maneira, o comportamento de grupos sociais, de culturas e transformam tudo isso em produtos, que comercializados movimentam muito dinheiro e mantém uma enorme cadeia produtiva pelo mundo.

E quando falamos de estilo, falamos também de moda, mas sim uma moda usada conforme o olhar de alguém. Nesse caso, temos a interferência direta do indivíduo – do cliente - que escolhe o que lhe convém usar, estando na “moda” ou não. Essa escolha pode ser baseada no seu gosto pessoal ou em referência a tendência da “última estação”, porém a maneira usada, a combinação dessas peças de moda, formam o estilo pessoal de cada um, assim como o conjunto de características que temos formam o nosso ser.

Estilo está ligado a nossa personalidade, a nossa identidade, independentemente da tendência de moda do momento. Alguém com o “estilo despojado” pode usar uma mesma blusa baseada na tendência militar, mas de forma completamente diferente de alguém do “estilo sexy”, por exemplo. Estilos como despojado, sexy, clássico, dramático, expressivo, romântico e natural, refletem características da personalidade que temos, além de transmitir a nossa cultura, profissão, entre outros. Podemos sim misturar mais de um desses estilos - normalmente até três. Porém, mesmo essa mistura que fazemos, é única. Por isso é tão importante descobrir qual o seu estilo, o que reflete melhor quem você é como pessoa. Afinal, tudo o que colocamos sobre o corpo diz muito sobre nós, transmite uma mensagem a alguém. Pense sobre isso e lembre-se: Use a moda a seu favor, e não deixe a moda te usar!

Leia a revista completa nesse link:​

http://issuu.com/revistapibnet/docs/revista2015_40_internet/29?e=1

Em breve virão mais matérias como essa na revista.

Acompanhe!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page